Páginas

domingo, 22 de junho de 2014

Morri, por Martha Medeiros

Lindezas!

    Todo domingo, na Revista O Globo tem uma crônica da Martha Medeiros.
    Com uma sutileza peculiar, a escritora me coloca a pensar, como nenhum outro livro de auto-ajuda poderia fazer (me perdoem os que gostam, mas simplesmente não suporto).

    Mas Martha é gente como a gente. É mulher, trabalha, é mãe, tem seus dilemas. Não é uma boneca real ou de propaganda de margarina. Ela sofre, ri e chora, como a gente.

    E já percebi que, todas as vezes que posto sobre recomeço, forças e ser feliz, vocês adora. Por isso, o post é reproduzindo na íntegra a crônica publicada hoje.

    Espero que gostem e se sintam cheias de gás e vontade pra buscar seus sonhos....


Morri

É uma das gírias do momento: Morri (mas dizem que já começa a cair em desuso, fenecendo ela própria).

“Morremos” quando ficamos impactados por algo, quando um acontecimento nos tira o ar, quando não acreditamos no que estamos vendo, ou seja, quando parece que fomos para o céu. Sem fatalismo, é apenas uma gracinha.

Tenho simpatia pelo uso corriqueiro e desestressado de tudo que invoque a palavra morte. Na mesma proporção, sinto um certo desprezo pela reverência aterrorizante que prestam a ela. Qual o problema, morrer?

Não tenho medo da morte porque já morri muito.

Não apenas em momentos quando cabia o uso da gíria (durante minha música preferida num show, quando me deparei com uma praia paradisíaca, quando ouvi algo que eu esperava escutar havia tempo), mas, muitas vezes, no sentido fúnebre mesmo: morri todas as vezes em que me frustrei, morri quando deixei a infância, morri quando deixei a puberdade, morri quando passei por finais de amor, morri quando passei adiante apartamentos em que vivi, morri por todas as minhas desistências, morri diante de cada tarefa terminada, morri quando machuquei algumas pessoas sem querer, morri nas inúmeras vezes em que fui machucada, morri tanto por ferimentos leves quanto por balaços à queima-roupa.

E morri em solidariedade à morte dos outros, morri diante de tragédias que não foram comigo que aconteceram, morri pelas estatísticas, morri de vergonha alheia, morri pelo que passou raspando. Tudo o que acontece de triste a qualquer outro ser humano, passa rente a nós.

Morri por excesso de sensibilidade e às vezes por um rigor desmedido, mesmo que, em termos genéricos, procure ver alguma graça em tudo.

Agorinha mesmo, 10 minutos atrás, morri um pouquinho. Coisa de nada. Já voltei.

Sem morte, não há vida. Quem não morre, não renasce, não volta mais atento, não volta mais amoroso, não volta mais experiente, não volta. Vira cadáver já na primeira morte, que pode ter acontecido aos cinco anos, aos 12, aos 16: quando você morreu pela primeira vez?

Minha relação amistosa com a morte vem justamente do exagero de amor que tenho pela vida, pela profunda capacidade de regeneração que me trouxe até aqui, habilitada para extrair alegria das mínimas coisas e êxtase das maiores. É por já ter morrido muito que vibro quando o telefone toca, quando o dia amanhece com sol, quando vejo os amigos, quando pratico exercícios, quando aprendo uma atividade nova, quando acerto, quando sorrio, quando comemoro.

Não é só a iminência de uma morte definitiva que nos faz valorizar cada dia respirado, mas também as sucessivas mortes pontuais, aquelas que nos dão o passe para finalizar a próxima jogada com mais êxito.

Morreu? Nasce um novo começo.

Zero Hora e O Globo - 22/06/2014




Beijo Beijo Beijo
DANI

3 comentários:

  1. Cada momento em que morremos por alguma coisa, renascemos para tentar novamente!

    ResponderExcluir
  2. Dani!
    Cada texto da Martha é um aprendizado novo.
    Temos de morrer para renascer e nos aprimorar.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Amei o texto! Lindo e muito interessante!...
    Bjs

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco sua opinião!