Páginas

segunda-feira, 26 de maio de 2014

RECEITINHA: Bombom aberto

Lindezas!!!

    Sabe aqueles dias que você daria a mão por um doce? Ou quando você precisa de fazer uma sobremesa 'elaborada' praquele almoço de final de semana ou um jantar? Sabe aquelas ocasiões que dá vontade de ir pra cozinha e se esbaldar? Mas e se, somado a tudo isso existe o fator falta de tempo/falta de aptidão?

    Então...

    Essa é a receita de doce ideal pra tudo isso!!!
    Primeiro, porque o doce é em camadas, o que já dá aquele ar de 'mega trabalhoso de fazer, super artesanal'. Segundo, porque é uma mistura de azedinho, doce e amarguinho, o que confere sabor sofisticado, agradando vários tipos de paladar. Terceiro, porque mesmo sendo em 3 passos, ele não te deixa agarrado na cozinha e você pode ir fazendo outras coisas. E, se encher o saco, pode até deixar pela metade que fica bom.
    É, definitivamente, o doce solução para os problemas.

    O Bombom Aberto consiste em 3 camadas, a mais funda de geleia, a do meio de strogonoff de chocolate e a superior é um mousse de chocolate amargo ou meio amargo. Ou seja, você aprende três receitinhas bafos e aplica em uma só!!! É ou não é um arraso?!

INGREDIENTES:
- 2 caixas de morangos lavados e cortados grosseiramente (separe alguns para enfeitar)
- 3/4 de xícara de chá de açúcar refinado
- 1 lata de leite condensado
- 2 colheres de sopa rasas de margarina
- 1 colher de sopa cheia de cacau em pó
- 2 latas de creme de leite
- 1 barra de chocolate meio amargo
- 2 claras em neve


MODO DE PREPARO:

 1) Geleia:
Leve ao fogo os morangos com o açúcar e mexa cuidadosamente até o açúcar virar uma calda. Quando engrossar um pouco e ficar no ponto de geleia, desligue e despeje no refratário. O tempo no fogo depende do morango (ou seja, de quantidade de água dentro deles, do tanto que estão maduros). Deixe na geladeira.

2) Strogonoff de chocolate:
Faça um brigadeiro tradicional com o leite condensado, a margarina e o cacau em pó. Mexa até ficar no ponto de cobertura. Desligue, espere esfriar e acrescente uma lata de creme de leite com soro. Despeje por cima da geleia, que já deve estar fria para que não se misturem. Deixe na geladeira,

3) Mousse de chocolate:
Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas e misture o creme de leite sem soro (para facilitar na retirada do soro, deixe a lata no congelador por uns 10 minutinhos). Após homogeneizar bem, misture cuidadosamente as clara batidas em neve. Despeje por cima do strogonoff de chocolate e leve para a geladeira. Deixe esfriar por 1h para que as camadas fiquem bem separadas e o mousse geladinho, o que realça sua textura aerada.
A burrinha que vos fala esqueceu de tirar a foto do meio do doce, para vocês verem as camadas. Mas prometo fazer a delícia novamente e fotografo!


DICAS:
- Caso não encontre morangos, a receita pode ser feita com uvas verdes cortadas ao meio e sem o caroço.
- A receita da geleia também serve para usar no café e lanches. Basta colocar um pouco de limão, mais açúcar para conservar o doce e cortar as frutas menores. Fica deliciosa fazer esta receita com damasco, kiwi, framboesa, cereja e goiaba.
- O strogonoff de chocolate pode ser uma sobremesa única, podendo ser complementado com nozes, coco, castanhas, pistaches ou biscoitos picadinhos.
- A receita do strogonoff é a mesma para brigadeiros de colher ou de copinhos, famosas nas festinhas de aniversário e casamentos.
- Caso não curta chocolate amargo ou meio amargo na mousse, pode colocar o chocolate ao leite ou até mesmo o chocolate branco.

    Apesar de ser com três passos, todos são muito fáceis, requerem mínima habilidade na cozinha e podem ser facilmente adaptados para outras receitas.

Curtiram a receita?

Beijo Beijo Beijo
DANI

8 comentários:

  1. Hummm... Que delícia!!! Deu até água na boca...
    Amei a receita e as dicas!
    Bjs e uma excelente semana

    ResponderExcluir
  2. vou fazer!!! tomara que dê certinho.... :D

    ResponderExcluir
  3. Que receita boa, e facinha de fazer.
    Adoro chocolate.
    Bjossss.

    ResponderExcluir
  4. Que receita maravilhosa, deu água na boca :)

    ResponderExcluir
  5. Dani!
    Fácil e pelo jeito delicioso!
    A aparÊncia é bem atrativa e dá uma vontade de experimentar fazer...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Nossa to babando aqi parece ser delicioso'

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco sua opinião!