Páginas

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Dieta: 10 passos antes de acelerar e engrenar





Amores e amoras,

    é fato que estou mega determinada a terminar de emagrecer este ano (de setembro de 2012 a setembro de 2013 foram 15kg...), ainda mais depois que subi na balança e vi que o fim de ano me somou mais de 3kg alguém me bate forte pra eu não deixar isso acontecer de novo.

    Porém, percebo que com a correria, andei muito relapsa na alimentação. Ou melhor, acho que nem foi tanto correria, mas uma desmotivação, por estar fazendo isso sozinha. Até porque, quando eu compartilhava o que rolava aqui, no blog, eu tinha vontade de ter cada vez mais sucesso...

    E como eu sei que emagrecer é meta de 2014 pra muita gente, acho que devemos começar o ano discutindo a psicologia por trás do emagrecimento definitivo. KKK


    Gente, acho lindo quem abre mão de carboidratos, glutén, lactose, fritura, açúcar e de zilhares de coisas pra viver basicamente de luz. O resultado é lindo e perfeito. Com as famosas, uau, estrondoso. Mas com todos, veja bem, eu disse TODOS os meus conhecidos que emagreceram com dietas restritivas, quando foram voltando a rotina (e por rotina eu não digo comelança, mas digo uma vida bem moderada, mas com prazeres, como um sorvete, uma cerveja e uma batatinha frita vez ou outra), o peso voltou também. E no caso dessas dietas tipo proteína e Dukan, com mais peso do que no início da dieta.
     E como eu, Daniela, já tive 2 grandes emagrecimentos (um dos 10 aos 11 anos e este último, 2012-2013) por reeducação alimentar, acredito que esta é a chave do sucesso. Porque, eu não sei vocês, mas eu não quero viver de grelhado e alface pro resto da vida.



    Obviamente, quero atingir um peso que me deixe feliz, e quero MANTER. Quero fazer meus exercícios, moderar na minha vida, parar de comer por compulsão e ansiedade, malhar pra ter saúde e manter o peso. Moderação é a chave pra mim...

     E sei que, após um tempo de bons hábitos, o corpo também reage melhor e passa a pedir coisas boas. Pra mim, o melhor exemplo vem das minhas caminhadas. As vezes é uma luta colocar o tênis e ir andar igual uma baratinha tonta. Mas a sensação quando eu chego, aquela endorfina correndo nas veias e a consciência que isso só me faz bem, ah... Não tem preço. E este é um hábito que requer tempo, tempo pra se acostumar. 

    E sabendo que meu 'período probatório' pra acostumar com essa rotina dieta/exercícios é de 3 semanas (minhas experiencias anteriores me mostram isso, preciso de 3 semanas focada e depois tudo fica mais natural...), me propus a (re)começar com hábitos simples e que vão me ajudar a escolher uma dieta no futuro (querendo ir a um endócrino e aceitar o que ele me passar, mesmo se ele passar luz pra comer...). Dieta com acompanhamento médico, tudo bonitinho, porque pesar no bolso também é um empurrão pra não desistir #sovina. kkkk

    Depois desta explicação imensa #sorry, ficam as 10 dicas pra tornar o começo de dieta mais fácil. Serve pra todo mundo: pra quem já está no regiminho, pra quem quer animar ou só pra quem quer ficar saudável:

1- Água. Ou melhor, muuuita água. Gente, sou só eu ou anda muito quente. Quente do tipo dormindo de conchinha com o sol?! Pra minimizar, o negócio é investir nos geladinhos. Mas sucos, água de coco e refris tem conservantes, açúcares e gorduras, que sabotam a dieta. O lance é tomar aquela água geladinha e andar com a garrafinha pra cima e pra baixo. E se lembre, com o suor, ficamos desidratados facilmente, então, se policie pra beber mais de 2L (quatro garrafinhas) por dia.

2-Tire um tempo pra suas refeições. A hora da refeição é sagrada, como diz a sabedoria popular Tire este tempo pra se desligar do mundo e relaxar. Ou seja, nada de TV, celular, computador ou almoçar no sofá.

3- Coma de 3 em 3 horas. Mas coma pouco, pequenas porções. Fazendo isto, você garante um metabolismo ativo e, consequentemente, a passagem acelerada do bolo alimentar, facilitando a digestão ao longo de todo dia. #intestinopresoagradece

4- Faça escolhas inteligentes. Troque carboidratos brancos por integrais, leite integral por desnatado ou semi-desnatado, sobremesa por fruta...

5- Cuidado com as calorias vazias. Muitas vezes, as trocas acima, devem ser feitas não apenas pensando no valor calórico dos alimentos, mas também na qualidade nutricional. Uma lata de Coca Zero ou um suco natural? Mesmo um copo de suco podendo ter mais de 100calorias, é a melhor escolha, pois além de consumir um alimento que não foi processado e não tem corante, as calorias ingeridas fazem bem pra saúde, pois são fontes de vitaminas, minerais e fibras. Já o refri é zero mesmo, só tendo um excesso monstruoso de sódio na sua composição (sódio em excesso aumenta a pressão e causa retenção, ou seja, inchaço)

6- Ocupe seu tempo. O ócio é o inimigo do corpo esbelto. Quando não temos nada pra fazer, nos ocupamos mastigando. Se estiver de férias, tenha sempre um bom livro à mão e não veja o tempo passar.

7- Leia o rótulo. Aprenda a ver o valor nutricional do que você come, procure se tem conservantes, corantes, qual o teor de sódio e as recomendações diárias. Mas faça este exercícios ainda no supermercado e aprenda a escolher alimentos saudáveis.

8-Corte os líquidos da refeições. Um almoço ou um jantar já tem todos suprimentos que nosso corpo precisa. Os líquidos dão uma falsa sensação de satisfação, o que nos deixa com fome antes da hora, além de dilatar o estômago. Lembre-se que o estômago é um músculo, ou seja, quando comemos pouco ele fica pequeno, e se comermos muito, ele se dilata. Dome seu amiguinho pra ele ficar pequenininho.

9- Coma devagar. Mas muito devagar mesmo. Coma com os olhos, sinta o cheiro, se realize e tenha prazer com cada pedacinho. Se delicie e aproveite o momento vagarosamente. Além de auxiliar a digestão, a mastigação avisa o cérebro que tem comida a caminho. Ou seja, a sensação de satisfação vem antes da hora.

10- Foco, força de vontade e determinação. Superamos nosso limite e aguentamos tanta coisa no nosso cotidiano. Por que não fazermos isso em benefício próprio? Pela nossa saúde, auto estima e beleza; será que não vale a pena? Tenha orgulho de cada conquista e se faça de modelo para os outros, seja fonte de inspiração. Procure formas de se manter motivado e chegar de forma mais tranquila aos seus objetivos.

    Gente, esse passos me ajudaram muito nas duas reeducações alimentares, então, acho que também pode ser legal pra vocês!

Alguém tem algo mais a acrescentar? Comente!

Beijos
Daniela, aquela que está no projeto #porumadanielasemdobras

2 comentários:

  1. Excelente post, Dani! Amei todas as dicas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Dicas ótimas, mas acima de tudo é ter muita força de vontade que tudo vale a pena!

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco sua opinião!