Páginas

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Receita leve: Ganache de chocolate


 

Oi queridos!!!

    Sabe aquele dia que bate uma vontade incontrolável de comer chocolate e a primeira coisa que pensamos é numa panela de brigadeiro (quem nunca?)?

    Pode ser uma delícia, mas é uma verdadeira bomba de açúcar, gordura e muuuitas calorias. Dois brigadeirinhos de festa tem mais de 110 calorias e, aproximadamente, 5g de gordura. É muito estrago pra pouco docinho. Agora, imagina uma panela...
Melhor nem pensar...

    Uma alternativa ao brigadeiro, menos calórica e gordurosa, seria o ganache.
    Ganache nada mais é do que o creme de chocolate comum em outros lugares do mundo onde não tem brigadeiro. Sabe aquele recheio da trufa tradicional? Pois bem, GANACHE!

  
    No ganache tradicional é usado chocolate meio amargo, creme de leite e rum.
    Uma colher de sopa cheia deste mousse tem a mesma quantidade de calorias de um brigadeiro. Mas a receita pode ficar beeem mais levinha se o rum for retirado e a mistura feita com creme de leite light, que tem 2/3 das calorias do tradicional e muito menos gordura.
  
    A receita é bem simples:
-1 barra de chocolate amargo (+- 180g)
- 6 colheres de sopa rasas de creme de leite light

    O segredo do bom ganache está em aquecer o creme de leite e misturar ao chocolate picado até ficar homogêneo. Isso conserva melhor o sabor, quando comparado à técnica de derreter o chocolate em banho-maria.
    Eu sugiro colocar na geladeira e saborear quando bater a vontade do docinho. O chocolate amargo ajuda a memória, combate o cansaço e o envelhecimento, diminui o colesterol ruim e a pressão arterial, previne diabetes e combate AVCs e doenças cardiovasculares. 
  
    MAS NÃO SE ESQUEÇA QUE DEVE SER CONSUMIDO COM MODERAÇÃO.

Ah, uma colher do doce (equivalente aos 2 brigadeiros) traz muito mais saciedade  e tem, aproximadamente, 90 calorias!

Que tal uma sobremesa simples, fácil e que faz bem pra saúde?!
Ah, pra quem não sabe, sabores amargos ficam ótimos à medida que nos acostumamos com eles e 'limpam' o paladar de sabores misturados demais. Vale a pena degustar!

Beijão

DANI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco sua opinião!